Contraste

CONVIDADOS

 
 
Deborah Ferrari

Profª. Dra. Deborah Ferrari

Fonoaudióloga. Doutora em Neurociências e Comportamento - Instituto de Psicologia/Universidade de São Paulo. Professora Associada do  Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru USP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: dispositivos eletrônicos aplicados à surdez, abordagem centrada na pessoa, telessaúde, educação a distância.

Bel Santos Mayer

Educadora social, mestranda do Programa de Pós-graduação em Lazer e Turismo (PPTur/EACH/USP), Bacharel em Turismo (Universidade Anhembi/Morumbi), Licenciada em Ciências Matemáticas (Universidade São Judas Tadeu) e tem especialização em Pedagogia Social (Universidade Salesiana Di Roma). Desde 1988 atua em organizações não governamentais e facilita processos de criação de Bibliotecas Comunitárias gerenciadas por adolescentes e jovens. Coordena o Programa de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário – IBEAC desde 1997 sendo responsável pela elaboração e coordenação de projetos de formação em Diversidade, Direitos Humanos, Relações de Raça e Gênero e Direitos de Crianças e Adolescentes para profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. 

Renata Silveira da Costa

Secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil.

Coordenou o Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro (SEB/RJ).

Coordenou os trabalhos de elaboração e promoção do Plano Estadual do Livro, Leitura,
Literatura e Bibliotecas (PELLLB/RJ).

É membro do Grupo de Trabalho, no segmento poder público, do Plano Municipal do Livro,
Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro.

É conselheira de Estado de Cultura (RJ).

Guilherme de A. Lira

Engenheiro de Sistemas, Mestre em Educação - Ênfase Educação Especial.

Presidente da ONG Acessibilidade Brasil – www.acessibilidadebrasil.org.br

Sócio-diretor da Empresa Tecassistiva – www.tecassistiva.com.br

Membro do Comitê de Ajudas Técnicas da Presidência da República – CAT(2003)

Membro do GATE (Global Cooperation on Assistive Tecnology)  - OMS - ONU

Carla Mauch

Pedagoga. Fundadora e Coordenadora Geral da Mais Diferenças. Empreendedora Social da Ashoka. Assessora e desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas há mais de 20 anos. Participa de diversas redes e fóruns em defesa das políticas públicas de biblioteca, livro e leitura para todos. Foi supervisora geral do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas  do SNBP/MinC.

Viviane Panelli Sarraf

Pesquisadora do IEB-USP. Pós-doutora em Museologia pela USP. Fundadora da Museus Acessíveis, trabalhou na criação e curadoria do Centro de Memória Dorina Nowill e é coordenadora do GEPAM - Grupo de Estudo e Pesquisa de Acessibilidade em Museus.

 
 
 
 
Convidados
Adriana Cybele Ferrari
Aline Nascimento
Ana Maria da Silva
Bianca Costa Silva de Souza
Camila Koerich Burin
Camila Schmitz
Carla Mauch
Clarissa Agostini Pereira
Daniel Reis da Silva
Deborah Ferrari
Elenise Maria de Araújo
Francis Tourinho
Gizelle Freitas
Gleide Bitencourte José Ordovás
Ilca Bandeira
Jorge Moisés Kroll do Prado
José Rafael Miranda
Lucas Aribé
Luciane Maria Carminatti
Lígia Helena Ferreira Zamaro
Marco Antonio Ferreira Pellegrini
Patricia Neves Raposo
Rose Cler Estivalete Beche
Sigrid Karin Weiss Dutra
Simone A. Lopes-Herrera
Sueli Regina Marcondes Motta
Susana Coutinho de Souza Cerveira
Vanessa Martins
Mulher de Branco
Adriana Cybele Ferrari

Bibliotecária, com Especialização pela PUC- Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Diretora Técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no período de 1996 a 2002, e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no período de 2002 a 2007, ambos da USP. Como Assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010 e da Biblioteca Parque Villa Lobos inaugurada em dezembro de 2014 que são consideradas referências nacionais em promoção da leitura. Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura e do Prêmio São Paulo de Literatura, ambos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018). Atualmente é Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP. É presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA.