Convidados.

Gabriele Cesoroglu

Alemanha

Formação em pedagogia social na Volkshochschule Köln. Criou e dirigiu o  “Café internacional para mães“ em Colônia-Mülheim e  foi ministradora de cursos de integração em uma instituição evangélica para educação de famílias (FBS) em Colôniae. Desde  junho de 2010 trabalha para o projeto Incentivo à leitura em várias línguas na Biblioteca Pública de Colônia.

 

Chris Erickson

EUA

Mestre em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Gerente de Preservação Digital da Brigham Young University (Utah/EUA), sendo responsável por implementar a preservação de materiais digitais, seu acesso e migração de tecnologias, para a biblioteca e universidade. É instrutor certificado da Digital Preservation Outreach & Education da Library of Congress (EUA) desde 2011. Membro da Força de Tarefa em Preservação Digital do Consórcio de Bibliotecas Acadêmicas do Estado de Utah (EUA) desde 2011. Membro do Comitê do Arquivo Digital do FamilySearch de 2002–2011 e Arquivista Digital do Centro para Preservação de Textos Religiosos Antigos de 2002–2011. Co-organizador da Comunidade de Soluções para Arquivamento e Preservação do Duraspace. Líder do Grupo de Usuários para desenvolvimento de ferramentas de ingestão de dados do software Rosetta de Preservação Digital da empresa Ex-Libris desde 2009. Ministrou inúmeras apresentações e workshops sobre Preservação Digital nos principais eventos da área.​

Glòria Pérez-Salmerón 

Espanha

Nasceu em Barcelona, 5 de abril de 1958, foi Diretora da Biblioteca Nacional da Espanha . É presidente da IFLA desde 2014. Presidenta de FESABID, cargo que ocupou no  período 2008-2010.

Carola Gomez-Rojas

Chile

Bibliotecária e gestora cultural. Formada em Gestão de bibliotecas públicas, desenvolveu a primeira Biblioteca pública digital (presencial) do Chile e da Latinoamérica. Coordena o projeto  DigitalLab: Cidades Inclusivas  de Iberoamérica. Atualmente é Diretora da Biblioteca Pública Pablo Neruda (Chile) e Biblioteca Pública Digital de Independencia (Chile). É  Diretora Executiva Red BiblioInnova.

Julio Diaz Jatuf

Argentina

Doctorando por la Universidad Complutense de Madrid en Ciencias de la Documentación. Magíster en Bibliotecología y Ciencia de la Información, por la Universidad de Buenos Aires (UBA), y por esa misma institución egresado como: Bibliotecario Auxiliar, Bibliotecario, Licenciado y Profesor en Bibliotecología y Ciencia de la Información. Se desempeña como Director de la Cátedra Libre Bibliotecología Social (CaLiBiSo) por UBA y  profesionalmente como Jefe de Procesos Técnicos de la Biblioteca de la Facultad de Odontología. Docente del Departamento de Bibliotecología y Ciencia de la Información de UBA, de la Universidad Católica de Santiago del Estero (UCSE) y del Instituto de Formación Técnica Superior (IFTS) nº 13. Autor de diversos artículos, capítulos de libros y ponencias científicas. Contacto: juliodj@filo.uba.ar – www.juliodiazjatuf.com.ar

Luiza Baptista Melo

Portugal

Licenciatura em Química, ramo científico, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informação da Universidade da Universidade de Évora; Doutoramento em Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de Évora. Desde 2000, desenvolve investigação nas áreas das Estatísticas, da Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais e participando regularmente em congressos em Portugal e no estrangeiro. É formadora e coordenadora de cursos de formação no âmbito BAD.  Recebeu as distinções: Louvor Cooperação – não docente 2013/2014 atribuído pela Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Peter MacLeod

Canadá

Peter MacLeod é o co-fundador e diretor da MASS LBP, uma empresa inovadora com sede em Toronto, que trabalha com governos e corporações avançados para aprofundar e melhorar a consulta pública e o engajamento social. Desde 2007, a MASS liderou alguns dos esforços mais originais e ambiciosos do Canadá para envolver os cidadãos na resolução de opções políticas complexas, ao mesmo tempo em que promovem o uso de Loterias Cívicas e Painéis de Referência Cidadã em nome de uma grande variedade de clientes.

Rosa Monfasani

Argentina

Bibliotecária e professora de Ciência da Informação na Faculdade de Filosofia e Letras UBA. Membro permanente da Jornada sobre Biblioteca Digital Universitária  (JBDU). Coordenadora da Rede Nacional de Associações  de Bibliotecários da República Argentina. 

Membro Jornada Nacional sobre Bibliotecas, Arquivos e Museos.

Convidados Nacionais

Adriana Cybele Ferrari
Adriana Maria de Souza
Alessandra Rodrigues da Silva
Alpina G. M. Rosa
Anderson de Santana
Andrea Remião de Almeida Brasil de Paula
Andreia Sousa da Silva
Andréia Gonçalves Silva
Anália Gandini
Bel Santos Mayer
Benita Prieto
Carlos Alberto Della Paschoa
Carlos Wellington Martins
Caroline Da Rosa Ferreira Becker
Catia Lindemann
Cecília Bedê
Clarice Maria Pereira de Souza
Claudio Marcondes de Castro Filho
Cleide Fernandes
Cristiane Camizão Rokicki
Célia Regina Simionetti Barbalho
Dandara Baca de Jesus Lima
Daniel Munduruku
Daniela Greib
Daniela Spudeit
Denise M. da Silva Batista
Diego Gonzalez
Diná Marques Pereira Araújo
Elisete de Sousa Melo
Elizete Pereira Sá
Fabiano Cataldo
Fabíola Maria Pereira Bezerra
Gabriela Pedrão
Gláucio Barreto de Lima
Guilherme Relvas
Haroldo de Oliveira Machado Filho
Helena Vieira
Isaura Lima Maciel Soares
Itamar Xavier de Camargo
Jonathas Carvalho
José Ronaldo Vieira
Katiussa Nunes Bueno
Kelly Pereira de Lima
Lidia Eugenia Cavalcante
Lucia Abello
Lucivaldo Barros
Luis Fernando Sayão
Luiz Tadeu Feitosa
Luma Nogueira de Andrade
Maralyza Pinheiro
Marcia Regina M. Saad
Marcio de Souza Porto
Marcos Antonio Soares
Maria Cláudia de Freitas Lima
Mary Komatsu Shinkado
Milton Shintaku
Najla Bastos de Melo
Neide Alves Dias De Sordi
Paula Azevedo Macedo
Pedro Luiz Fernandes
Rejane Maria Façanha de Albuquerque
Rodolfo Tamanaha
Roseli Miranda
Rui Francisco
Shirlei Rodrigues
Sueli Mara Soares Pinto Ferreira
Tiago Hakiy
Vagner Amaro
Valéria Valls
Vanessa Labigalini
Verônica Abdala
Wander Filho Pavão
Wellington Marçal de Carvalho
Mulher de Branco
Adriana Cybele Ferrari

Bibliotecária, com Especialização pela PUC- Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Diretora Técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no período de 1996 a 2002, e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no período de 2002 a 2007, ambos da USP. Como Assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou o projeto da Biblioteca de São Paulo, inaugurada em fevereiro de 2010 e da Biblioteca Parque Villa Lobos inaugurada em dezembro de 2014 que são consideradas referências nacionais em promoção da leitura. Coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura e do Prêmio São Paulo de Literatura, ambos da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Assessora do Gabinete do Reitor da Universidade de São Paulo (2015-2018). Atualmente é Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP. É presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA.