Contraste
11-13 de Julho, 2018 : Florianópolis - SC
A FEBAB espera a sua participação
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Auditório da Reitoria

Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima

Trindade

Florianópolis, SC

CEP 88040-970

O EVENTO

 

O primeiro SENABRAILE nasceu da constante preocupação das bibliotecas brasileiras em promover a inclusão. Isso porque os profissionais sempre buscaram cumprir com a missão da biblioteca pública preconizada pela IFLA/UNESCO “porta de acesso local ao conhecimento - fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”.

Com o desenvolvimento da tecnologia ampliaram-se as possibilidades de oferecer conteúdos e outros serviços prestados pelas bibliotecas e outros equipamentos culturais. Mas sabemos que as tecnologias precisam de profissionais capacitados para apoiar as pessoas com deficiência, de modo a selecionar as melhores alternativas e, dessa forma, contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

O SENABRAILLE foi pensado há quase vinte anos para ser um espaço de discussão para formular, reunir e realizar troca de experiências entre os profissionais que trabalham nas bibliotecas, sobretudo, para atender o público com deficiência visual ou cegueira.

Mas seu escopo foi ampliado há alguns anos, tornando-o mais amplo: reflexões, programas e projetos levados a cabo pelas bibliotecas e equipamentos culturais para incluir pessoas com deficiência.

A nona edição do SENABRAILLE pretende continuar esse diálogo mais que necessário que é  termos no nosso país “bibliotecas para todos”. Assim como preconiza a Agenda 2030 da ONU ninguém pode ficar para trás. Desta forma sabemos que os desafios são muitos para atendermos às demandas da comunidade e incluirmos definitivamente todas as pessoas nos espaços das bibliotecas. 

Esperamos que os profissionais apresentem suas práticas e/ou  pesquisas e se reúnam para mais uma discussão necessária às bibliotecas e outros  equipamentos culturais.

Entendemos também que os profissionais da informação bibliotecários, museólogos, documentalistas têm especial interesse em acompanhar os assuntos relativos à acessibilidade da pessoa com deficiência, buscando sempre aprimorar os serviços e produtos oferecidos  e implementar novas estratégias de inclusão. Assim desejamos saber “qual é sua atitude inclusiva”?

Convidamos todos a participar do SENABRAILLE 2018  em um momento especial, o de transição governamental  onde juntos poderemos construir as bases para uma sociedade com pleno acesso à informação e à cultura.

Livros Braille
ufsc-floripa
braille-1420102-639x424
braille-52554_640
braille-1420283-639x424
braille-schoolbook-1163679-639x427
 

Apoio

Realização